Instalação da Procuradoria Especial da Mulher em Canelinha marca o início de uma grande luta em defesa das mulheres

Publicado em 23/05/2019 às 15:29 - Atualizado em 23/05/2019 às 15:42

O dia 20 de maio de 2019 será uma data de grande importância para as mulheres canelinhenses. A Câmara de Vereadores de Canelinha realizou a Solenidade de Instalação da Procuradoria Especial da Mulher e Posse dos Procuradores. A Procuradoria Especial da Mulher é o órgão que tem  a finalidade de combater a violência e a discriminação contra as mulheres, promovendo a proteção de vítimas de violência doméstica, a prevenção do feminicídio, além de oferecer uma gama de serviços que buscam primordialmente garantir representatividade, visibilidade e destaque às mulheres.
Instituída pela Resolução de nº. 52/2019, iniciativa da Vice-Presidente, a vereadora Neli Ferreira, a procuradoria é a segunda de Santa Catarina e a 36ª do Brasil.

Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo de Simas, os vereadores Adair da Conceição Lopes Filho, Antonio Carlos Machado Júnior, Altamiro José Adames, Eli Martins, que tiveram papel fundamental através da aprovação unânime do projeto. Participaram também grandes nomes em defesa das mulheres como a Procuradora Adjunta da Procuradoria da Mulher na Câmara Federal, deputada Carmen Zanotto, a deputada estadual, Ada de Luca, a Procuradora Especial da Mulher de Penha (primeiro município de Santa Catarina a instalar a Procuradoria Especial da Mulher), vereadora Maria Juraci Alexandrino, e a suplente de Senador e ex-primeira-dama do Estado, Ivete Appel da Silveira. Também prestigiaram o evento o prefeito Moacir Montibeler, a primeira-dama, Marise de Moraes Montibeler, o vice-prefeito, Edson Orsi, secretários e servidores municipais, a juíza de Tijucas, Dra. Monike Silva Póvoas Nogueira, o delegado da Comarca de Tijucas, Dr. Ricardo Maurino de Melo, a Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB de Tijucas, Dra. Karine Nascimento, entre outras autoridades do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Em seu discurso, a vereadora Neli Ferreira ressaltou que, com muita alegria e responsabilidade, assume a Procuradoria Especial da Mulher de Canelinha. “Quero compartilhar com todas as mulheres e dizer que o diploma de procuradora é nosso! E juntos, homens e mulheres, faremos uma Canelinha melhor, mais solidária, com menos violência, com mais igualdade, mais respeito e mais direitos!”.

A Procuradoria Especial da Mulher de Canelinha é constituída pela vereadora Neli Ferreira como Procuradora Especial da Mulher, a vereadora Eli Martins como 1ª Procuradora Adjunta, o vereador Adair da Conceição Lopes Filho como 2º Procurador Adjunto, além das representantes Juliana  Helene Nunes Giacomossi e Lucinéia Giacomossi.